Matcha (em chinês 抹茶)

Não é segredo para ninguém que os chás podem oferecer inúmeros benefícios para a saúde. 

Mas, quando o assunto é emagrecimento o chá verde salta logo para primeiro lugar. Embora ainda não tenha perdido a sua fama, um novo chá tem sobressaído e já é apontado pela maioria das pessoas como o principal aliado na perda de peso: o Matchá.

O Matchá é um chá verde em pó de alta qualidade, extraído de uma planta chamada Camellia Sinensis. O processo de “preparação” do Matchá é diferente especialmente em relação à maturação e fermentação das folhas.

Os arbustos de Camellia Sinensissão cobertos algumas semanas antes da colheita das suas folhas, com o objetivo de evitar a luz solar direta. Estimulando assim o aumento dos níveis de clorofila, o que deixa a folha com uma cor verde mais escura e aumenta a produção de aminoácidos.

 

Benefícios que fazem dele o melhor aliado no emagrecimento:

1. termogênico e antioxidante

Rico em flavonoides e cafeína, que são considerados termogênicos (aumentam o metabolismo) e têm propriedades antioxidantes.

2. energético

A cafeína, presente no Matchá é também um energético natural e, por isso, os alimentos que a contém são procurados por quem pratica atividade física.

3. recuperação dos músculos

O Matchá apresenta alta concentração de aminoácidos devido à sua forma de produção que é diferente dos outros chás verdes. Os aminoácidos são essenciais para manutenção dos músculos do corpo e, por isso, este chá é reconhecido por ajudar no processo de recuperação após fadiga muscular.

 

Como consumir o Matchá?

O consumo não deve ultrapassar 20g ao dia.

Além de poder ser usado como chá, por ser comercializado na forma de pó, ele também pode ser adicionado a receitas de bolos, quiches, sumos e shakes.

Por estar associado ao emagrecimento e melhora da performance muscular, tornou-se uma sensação no mundo fitness e já existem várias ideias de receitas com o Matchá.

  

Há contraindicações de consumo?

As contraindicações são parecidas com as do café e outros chás ricos em cafeína.

 

Onde encontrar o Matchá?

2 marcas nacionais que consumo e recomendo: Puro Sumo e Chá Camélia .