Proteína Vegetal

Muito embora as fontes de proteína animais sejam as mais conhecidas, existe uma enorme variedade de alimentos que podem ser fontes de proteína tão ou mais completas do que a carne.

 

Quinoa

A quinoa é uma proteína “completa”, com todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa. Ela também possui mais fibras do que qualquer outro grão, ajudando na perda de peso. A quinoa também é rica em ferro, lisina, manganês, magnésio e riboflavina. É um super alimento versátil que contém 9 aminoácidos essenciais ao nosso corpo.

Grão

O grão de bico, além de rico em proteínas, também contém uma grande percentagem de fibras e poucas calorias. Já as diferentes variedades de feijão, quando combinadas a uma porção pequena de arroz integral, formam um par super completo e rico.

Cânhamo

As sementes de cânhamo, por sua vez, são também um super alimento que contém vários dos aminoácidos essenciais, além de boas quantidades de zinco, cálcio e magnésio.

Feijão

O feijão é um clássico da nossa culinária e, o melhor de tudo, uma óptima fonte de proteína. Seja qual for o seu tipo, ele proporcionará os benefícios da proteína combinados a fibras que saciam a fome. Além das fibras e da proteína, o feijão é rico em nutrientes como cobre, zinco, potássio e vitaminas do complexo B.

Lentilhas

A lentilha tem 18g de proteína em apenas uma chávena, sendo que 30% das suas calorias vêm da proteína. Ela é rica em fibras, ácido fólico, vitamina B1 e ferro. Elas não são uma proteína completa, mas misturando com outros grãos (o que fica uma delícia) consegues obter todas as propriedades e nutrientes que precisas.