Alerta Gorduras

Como saber a quantidade de gorduras presentes nos alimentos apenas lendo o rótulo? Tudo aqui!
 

Gorduras totais

Apresenta a soma das gorduras saturadas, consideradas “do mal” e insaturadas, denominadas “do bem”. As empresas não são obrigadas a colocar a quantidade das gorduras insaturadas, cabe a ti fazer a conta.

Se um alimento tem 12 gr de gordura total e 3 gr de gordura saturada, isso quer dizer que o valor de gordura insaturada é de 9 gr. Este balanço é suficiente para classificá-lo como uma fonte de gordura saudável e portanto “apto” para consumo.

Gorduras saturadas

Este tipo, por ser encontrado em fontes animais, é rico em colesterol mau, o LDL. O seu consumo desencadeia doenças cardiovasculares e derrames. Não ultrapasses a ingestão de 20 gr por dia.

Gorduras trans

É acrescida à formula para estender o prazo de validade do produto ou modificar o seu sabor. Prioriza itens que não contenham este tipo de gordura. Além de não trazer nenhum benefício à saúde, ela aumenta o colesterol.

Gorduras do "bem"

As insaturadas são divididas em dois grupos: as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, ambas provenientes de fontes vegetais.

Proporcionam a diminuição do colesterol, o controlo da pressão arterial, a estabilização de produção de hormonas e a regulação do sistema imunológico. Mas por contarem com um valor calórico alto, devem ser consumidas com moderação. Ingere por volta de 35 gr todos os dias.

 

Fonte: Nutri Alessandra Luglio