Treino Funcional

O que é o treino funcional?

Todo o movimento que melhora a condição para executar uma determinada tarefa é um movimento funcional. O treino funcional deve respeitar e ser prescrito levando em consideração os movimentos naturais em que o corpo foi projetado, como: agachar, empurrar, girar, pular e correr. Se utilizares estes exercícios nos teus treinos e combinares com variações estarás a executar um treino funcional.

Como treinar funcionalmente?

Os movimentos executados devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar músculos isolados. Todos os exercícios são executados nos planos baixo, médio, alto e também vertical e horizontalmente. Os equipamentos devem ser livres, como: halteres, cordas, kettlebells, barras, bolas, fitas e cabos.

Quais os benefícios do treino funcional?

Ao treinar funcionalmente estás a melhorar a postura e o bom equilíbrio em todos os membros, assim aperfeiçoando toda a forma “definição’’ do corpo, otimizando o teu desempenho para as tarefas em que estás a treinar e reduzindo lesões degenerativas e dores.

Por onde começar no treino funcional?

Os exercícios funcionais não utilizam máquinas de peso fixo, a base são movimentos naturais e o peso do próprio corpo. Seja qualquer idade, sexo, peso, todos podemos treinar funcionalmente.
Hoje existem muitos profissionais que têm a sua formação voltada para exercícios funcionais. Começa a integrar estes exercícios nas tuas sessões, com um bom treino o teu corpo irá desenvolver e adaptar-se aos novos estímulos, melhorando a tua saúde e ganhando uma qualidade muscular.