Frutos Secos

Sou uma devoradora assídua de sementes e frutos secos.

Os frutos secos têm uma quantidade incrível de vitaminas e minerais – quantidades que dependem do tipo de fruto. Estas incluem vitamina B1, B5, B9, B2, ácido nicotínico, vitamina E, B6, ferro, zinco, magnésio, fósforo, selénio e cobre.

Os frutos secos contêm uma grande quantidade de ácidos gordos, no entanto são benéficos para o nosso corpo se se consumirem em quantidades moderadas e de preferência sem sal. Uma mão de frutos secos diariamente é suficiente para receber os seus vários benefícios.

São uma boa fonte de proteínas sendo complementos perfeitos numa dieta vegetariana, além de ajudarem a combater o colesterol mau protegendo o nosso coração de doenças cardíacas. São ricos em cálcio, potássio, ferro e zinco, além de serem uma boa fonte de energia. São também uma boa fonte de antioxidantes que nos ajudam a combater o envelhecimento das células e lutar contra a produção de radicais livres.

Como e quando eu consumo frutos secos? Apesar de todos os seus benefícios, convém consumi-los com moderação (uma mão cheia por dia) e sempre sem sal. 
 
São perfeitos para complementar refeições e lanchinhos. Por exemplo, geralmente nos meus lanches da tarde como uma peça de fruta + um punhado de frutos secos composto por amêndoas, avelãs e cajus. Ou 2 castanhas do Pará + uma peça de fruta. Sacia, alimenta e dá energia. Nas minhas saladas gosto de juntar nozes e amêndoas cortadas ou laminadas.