Dicionário do Atleta: BCAA

O que é BCAA?

BCAA que vem da abreviação de “Branch Chain Amino Acids” que significa aminoácidos de cadeia ramificada, são formados por 3 essenciais aminoácidos e que não são produzidos pelo organismo:  A L-Valina, L-Leucina  e L-Isoleucina.

Existem 20 aminoácidos que são de fundamental importância não só para a construção muscular, como para o bom funcionamento e manutenção das funções vitais do nosso corpo. Desses 20 aminoácidos existentes, o corpo humano só é capaz de produzir metade dessa quantia, cerca de 8 á 10 são obtidos através da alimentação ou no caso do BCAA, pela suplementação.

Quais os efeitos do BCAA?

O principal papel dos BCAA’s é na recuperação de lesões musculares, lesões essas formadas durante um treino intenso de musculação. Durante os exercícios com pesos, o corpo entra em estado catabólico e se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado disso é a perda de massa muscular.

Os BCAA’s também estimulam e elevam a produção de insulina e que com sua elevação, propicia uma ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes, servindo de matéria-prima na construção dos músculos, e permite uma maior entrada de glicose nas células, dando mais energia durante os treinos. Por esses fatores citados, entende-se porque o período ideal para se consumir os BCAA’s é antes e depois dos treinos, para pode suprir todas essas necessidades.

Como tomar e qual a quantidade ideal que deve ingerir?

Pesquisas mostram que o ideal é consumir de 4 á 8 gramas de BCAA antes do treino e 4 á 8 gramas depois.

Quantidades menores também vão surtir efeito, mas para se obter um melhor desempenho e uma recuperação mais rápida, uma dosagem maior será necessária para uma maior eficiência.

NOTA:

Se comprarem uma Whey Protein de ótima qualidade, não têm necessidade de comprar BCAA, já que em uma dose de 30gr de Whey por exemplo, da marca Optimum, já dá para suprir a quantidade não só de BCAA’s, como também de glutamina.

BCAA Engorda?

Não, os BCAAs não engordam. Eles são aminoácidos responsáveis pela construção muscular e não contém calorias, nem tão pouco hidratos de carbono. De qualquer forma, aconselho falarem com uma Nutricionista ou alguém entendido na matéria, antes de começar a tomar.

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