Alimentos Termogénicos

São alimentos que aceleram o metabolismo e aumentam a nossa temperatura corporal.

Estes alimentos, pelas suas propriedades, obrigam o nosso organismo a gastar mais energia aquando o processo de digestão, que resulta na queima de caloriasao longo do dia, inclusive durante o descanso, que se traduz na perda de peso.

São indicados para quem pratica exercício físico, e pretenda aumentar a resistência aeróbia durante os treinos, pois melhoram o desempenho, reduzem a massa de gordura corporal queimando de forma eficaz as calorias, proporcionando uma melhor definição muscular. 
 

Exemplos dos principais benefícios destes alimentos:

Aceleram o metabolismo
Queimam a gordura corporal
Auxiliam no emagrecimento
Melhoram a circulação sanguínea
Previnem contra o cancro do cólon e do ovário
Auxiliam no tratamento de gripes
Estimulam a digestão
Eliminam os gases

Contudo, apesar dos benefícios, estes alimentos têm também, algumas contra-indicações, por isso devem evitar o seu consumo, as pessoas com os seguintes problemas: hipertensão, problema de insónia, ansiedade, problemas intestinais, problemas cardíacos e problemas na tiróide.

Alguns dos alimentos termogénicos que podem ser nossos aliados no combate ao excesso de peso:

Chá verde - é um chá diurético, rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, na prevenção do cancro, no anti-envelhecimento e na queima de gorduras. O chá verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol mau) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas: que são substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores

Canela - É um excelente antioxidante, que previne contra os danos causados pelos radicais livres, ou seja o envelhecimento e danos nas células, favorecendo todo o nosso organismo, e a nossa aparência externa, já que evita o envelhecimento precoce. O óleo da canela é antifúngico e antibacteriano forte, tratando doenças de pele diversas e acne com eficiência. É uma boa fonte de fibras, ferro e cálcio.

Gengibre - Além do seu poder termogénico, é também muito conhecido pelo seu poder medicinal no combate a algumas patologias, tais como, dores de garganta, rouquidão, tosse, gripes, constipações, enjoos e náuseas. Todas as propriedades terapêuticas devem-se ás suas várias substâncias , principalmente, ao óleo essencial, rico nos componentes medicinais. Contém também, nutrientes como a vitamina B6, o cobre, o potássio, e o magnésio.

Pimenta vermelha - Este alimento, quando ingerido transmite-nos a sensação de que a boca está a a arder, e o nosso cérebro recebe estímulo para apagar o fogo, libertando endorfina, que causa uma sensação de bem-estar, fazendo da pimenta, um alimento aconselhável para quem tem enxaqueca ou dores de cabeças crónicas. É também aconselhável no combate à depressão. A salivação, a transpiração e o rosto vermelho provocados pela vasodilatação que a pimenta causa, na verdade, é uma defesa do nosso organismo e esses sintomas não causam nenhum dano físico. A pimenta vermelha por ser antioxidante, e rica em flavonóides e vitaminas C, pode reduzir o risco de doenças crónicas como o cancro da próstata, as catarata, a diabetes e o mal de Alzheimer. Ela limpa o sangue, removendo assim as substancias tóxicas, que ingerimos através da alimentação e da poluição.

Alimentos ricos em Ómega 3 - Estes alimentos aumentam o metabolismo, queimam calorias e eliminam o excesso de líquido no corpo. O Ômega 3 está presente por exemplo, em peixes como a sardinha, o salmão, e o atum, e também nas sementes de linhaça.

Café - A cafeína é o ingrediente ativo do café, mas está também presente em outras bebidas e comidas. Esta substância pertence ao grupo de compostos das metilxantinas, onde também está incluído o chá. As xantinas são substâncias capazes de estimular o nosso sistema nervoso, produzindo um certo estado de alerta de curta duração. O café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. Conta, também, com uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. A cafeína mobiliza a gordura armazenada no nosso corpo e leva-a para o sangue para ser usada como fonte de energia.

Vinagre de maçã - A pectina, um dos seus principais componentes, é uma fibra solúvel que, alem de facilitar a digestão das gorduras e proteínas, ajuda a regular a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome, e o armazenamento de gorduras. Ao melhorar a eficiência do metabolismo, o Vinagre de Maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente. Além disso este suplemento contém dezenas de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e outros nutrientes importantes para a saúde.

Laranja - É rica em vitamina C, auxilia o organismo na resistência a infecções, na formação de ossos e dentes, na cicatrização de feridas e queimaduras, dá vitalidade às gengivas, evita hemorragias e acelera o metabolismo.

Fibras - os alimentos ricos em fibras têm uma digestão mais complicada, pois o esforço exigido na mastigação e digestão desses alimentos gera um maior gasto de energia, gerando também impacto na aceleração do metabolismo. Por isso, é importante a escolha de cereais e derivados integrais, e um consumo diário adequado de verduras e legumes (principalmente folhosos) e de frutas com casca.