Cocoa

Os grãos de cacau estão carregados com antioxidantes poderosos, bem como, importantes minerais e vitaminas.

O cacau contém mais antioxidantes, polifenóis, catequinas e epicatequinas que o vinho tinto, morango, romã e chá verde, combinados.

Mais sobre:

1. O cacau é um dos alimentos que mais possui magnésio. O magnésio é um mineral essencial para o funcionamento saudável do coração. Muitos distúrbios cardíacos estão relacionados com um nível insuficiente de magnésio no músculo do coração.

2. Além de ser rico em magnésio, o cacau também está repleto de flavonoides. Os flavonoides previnem o aparecimento de coágulos sanguíneos. Eles colaboram para tornar as plaquetas do sangue menos viscosas e, portanto, reduzem a principal causa de ataques cardíacos e derrames.

3. Moderar o desejo por comida é outro benefício deste poderoso alimento. Ele contém dois nutrientes, teobromina e anandamida que aceleram o metabolismo e reduzem a comilança emocional.

4. O cacau também ajuda o corpo a metabolizar o açúcar e reduzir a resistência à insulina.

5. Este alimento, ainda contém quantidades significativas de triptofano, um aminoácido essencial que colabora para produção de serotonina e melatonina, dois neurotransmissores que servem como um “escudo de defesa contra o stress”, e desempenham um papel importante na regulação do humor.

O cacau ainda pode:

6. Reduzir o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL).
 
7. Melhorar a saúde mental.
 
 8. Ter efeitos antidepressivos.
 
9. Proteger a visão.
 
10. Melhorar a saúde e o bem-estar de um modo geral.

Infelizmente, o chocolate comercial que todos nós estamos familiarizados possui pequenas quantidades dessas substâncias benéficas para a saúde.

Por isso, quando for comprar chocolate, dê preferência ao chocolate com maior teor de cacau, orgânico, amargo ou escuro. E lembre-se, quanto maior a percentagem de cacau, menor a quantidade de açúcar.

(O chocolate amargo tem de 50 a 75% de cacau, o meio amargo de 35 a 50%, e ainda existe o extra amargo com 75 a 85% de cacau. Já o chocolate de leite tem aproximadamente 30 a 40% de cacau.)